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Cartilha orienta PMEs sobre uso da certificação digital

Documento está disponível para consulta gratuitamente na web e conta com versões também para iPad.

Para disseminar o uso da certificação digital entre as micro e pequenas empresas (MPEs) no País, autoridades certificadoras e entidades do setor estão lançando uma cartilha. A publicação está disponível para consulta gratuitamente na internet e visa auxiliar os empresários no entendimento da tecnologia, sua utilização e as vantagens que ela oferece.

O objetivo do documento é massificar o uso dessa tecnologia. A sua consulta é por meio do hotsite da cartilha sobre benefícios e aplicações da certificação foi digital. A publicação conta com versões PDF, digital e para Ipad.

A certificação digital começou a ser adotada no Brasil em 2002. De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), autarquia vinculada à Casa Civil da Presidência da República, até julho de 2012 foram emitidos 1,37 milhão de certificados, número superior ao registrado em todo o ano de 2010, quando foram expedidas 1,34 milhão de certificações. Em 2011, as certificações ultrapassaram 2 milhões.

Benefícios da tecnologia

A redução de custos e a economia de tempo conseguidas por meio da certificação digital são grandes e podem fomentar o crescimento das empresas. A tecnologia substitui a assinatura manuscrita, tem valor jurídico e garante a identidade de pessoas e empresas em transações pela internet.

O sistema reduz os gastos com espaço físico (os documentos ficam armazenados nos computadores), transporte de material (tudo é transmitido pela internet) e consumo de itens como papéis, toners, despesas postais e autenticações.

A certificação digital também aumenta o limite para transações bancárias pela internet. Atualmente, o acesso rápido e seguro a uma série de serviços do governo depende da certificação digital como, por exemplo, o acompanhamento da situação fiscal de pessoas físicas e jurídicas na Receita Federal.

A cartilha

Produzida sob a coordenação do Instituto Fenacon, braço da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), a cartilha apresenta conteúdo didático dividido em quatro capítulos: O que é Certificação Digital?; Onde utilizá-la?; Como obter um certificado digital?; e Você sabia quê?, nos quais são demonstrados casos práticos de utilização e a relação custo-benefício da certificação digital.

Também participaram do projeto Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Identidade Digital Caixa; Certisign; Correios, Sebrae, Serasa Experian, Serpro, Simples e Valid.

Para obter a certificação digital, o interessado deve se credenciar em uma autoridade certificadora pela internet. O próximo passo é comparecer a uma Autoridade de Registro (AR) para realizar a validação presencial e a entrega dos documentos devidos. Estando tudo em conformidade, o interessado recebe em mãos o certificado validado. A lista das ARs e dos documentos necessários para validação estão disponíveis no site da Fenacon.

Fonte: ComputerWorld
http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2012/09/28/cartilha-orienta-pmes-sobre-uso-da-certificacao-digital/

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